segunda-feira, 29 de novembro de 2010

LUANA



PAREÇO UM MENINO - FABIO JR

Apenas você tem o dom
De mudar meu destino
É so me tocar com seus olhos
Pareço um menino...

Deitado em seu colo
O mundo não
Me surpreende
Sou homem maduro
Mas na sua frente
Não sou mais
Que um menino...

Você tem a luz
Que ilumina
O nosso caminho
Depois de você, descobrir
Que não sou, mais sozinho...

Você é o amor
Que a vida me deu
De presente
Sou homem maduro
Mas na sua frente
Pareço um menino...

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CURSO DE INGLÊS


No último dia 25 de setembro, comecei um curso de inglês, patrocinado pelo governo do estado e a embaixada americana, após uma seleção na qual foram escolhidos 30 professores de inglês da rede estadual entre 200 inscritos.
O curso de formação continuada está sendo ministrado no IBEU de Copacabana. No primeiro encontro, foram apresentadas as diretrizes do curso que está sendo ministrado pela representante da embaixada, professora Monica Wiesmann-Hirchert e Aninha, coodenadora do IBEU. Depois foi aplicado um teste de proeficiência (TOFEL).
O acontece todos os sábados das 9 às 12:40 e será ministrado até junho de 2011.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

JOVENS EMBAIXADORES

Professor é destaque no Concurso Internacional EducaRede

Com informações de Carolina Nunes (Conexão Professor)

O professor de Matemática e Física Guilherme Erwin Hartung, do Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio, de Petrópolis, conquistou, no dia 22 de junho, o 2º lugar do Concurso Internacional EducaRede, na modalidade Experiências Didáticas, com o projeto "Fractal Multimídia - Fábrica de Objetos de Aprendizagem". No ano passado, ele venceu a etapa nacional do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, na categoria Inovação em Colaboração.

Hartung competiu com mais de oito mil participantes, de 20 países, e, como prêmio, o C.E. Embaixador José Bonifácio receberá uma lousa digital e um projetor multimídia. O concurso premia professores que desenvolvem colaborativamente com seus alunos projetos que promovem o uso pedagógico das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). O EducaRede é dirigido a docentes e alunos de instituições do mundo inteiro, e avalia trabalhos multimídia com os temas do currículo escolar.

O docente criou a Fractal Multimídia - Fábrica de Objetos de Aprendizagem, concebida como uma simulação de uma empresa. O jogo educativo foi pensado após uma pesquisa de campo com os alunos da escola abordando o tema games e seu mercado. Depois de inscrever o projeto em alguns concursos, em 2006 o professor levou o Prêmio do MEC, no âmbito do Programa Rede Interativa Virtual de Educação a Distância. Em 2009, conquistou o 1º lugar na etapa nacional do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, o 3º lugar na etapa latino americana, e ainda foi classificado para o mundial. Guilherme ainda arrebatou o 1º lugar do Prêmio Novas Formas de Aprender, do Instituto Claro.

Quem quiser aprender e se divertir basta acessar www.fractalmultimidia.blogspot.com. Os jogos abordam componentes curriculares como Física, Biologia, Matemática, Meio Ambiente e Educação Musical. Para conhecer mais sobre o trabalho do educador e entender por que sua inovação pedagógica já é referência na Rede Estadual de Ensino, acesse www.guilhermeeh.blogspot.com.

SEPARAÇÃO

SONETO DE SEPARAÇÃO
Vinícius de Morais

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez o drama.
De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente
Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

Não há representação melhor do momento de separação como o poema acima. Ele descreve uma situação que era favorável e se torna uma situação dolorosa. Não há separação sem perdas. Ela deixa perdas materiais, financeiras, emocionais, psicológicas e traumas que se não cuidados e, sabe-se lá se curados, podem dificultar o próximo passo da separação: o convívio entre os separados.
A separação é um momento doloroso, principalmente para os que amam. É o momento de repensar rotinas de uma vida baseada em dois indivíduos; de quebrar os laços. E esse é o passo mais difícil. Quebrar laços significa renunciar-se para reconstruir-se. Agora não existe o "nós", apenas o "eu" e o "eu". "Eu", uma única pessoa. E quando nos damos conta disso, nos deparamos com a dura realidade da solidão, de estar só, no meio da encruzilhada.
É aí que bate o desespero.E se não tiver cuca boa, meu amigo... as consequências ser~~ao mais traumáticas ainda...

terça-feira, 30 de março de 2010

VIVER A VIDA


Queridos, a grande dica de hoje é assistir aos videos com depoimentos no final de cada capitulo da novela viver a vida, de Manoel Carlos, Rede Globo. Lá encontrarão muita lição de vida, de aceitação, de superação. Espero que gostem. Abraços... e beijos

CURSO DE PANIFICAÇÃO EM SÃO JOÃO DE MERITI

O Bom Dia tem dicas para quem procura qualificação profissional. No Rio, mais de duas mil vagas vão ser abertas, nesta terça-feira (30), em cursos de diversas áreas.

São cursos nas áreas de hotelaria, auxiliar de recursos humanos, assistente de vitrinista, estoquista, aderecistas, costura, costura de fantasias, manutenção hidráulica, manutenção de eletricidade, carpinteiro, pedreiro e informática.

As oportunidades é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego com o Ministério do Trabalho. O objetivo é capacitar mais de dois mil jovens com o Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Para se inscrever, é preciso ter mais de 18 anos, ter o ensino fundamental completo. Apenas alguns cursos exigem o ensino médio. As inscrições podem ser feitas de 30 de março até 12 de abril nos Centros Públicos de Trabalho, Emprego e Renda. São necessárias cópia e xerox de carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, PIS, comprovante de residência e de escolaridade.

E em São João de Meriti, estão abertas as inscrições para um curso gratuito de panificação e confeitaria. São 60 vagas. As aulas são oferecidas pela ONG Casa da Cultura da Baixada e começam na semana que vem. Informações podem ser obtidas pelo telefone 2751 8112.