Ele foi criado para estreitar os meus laços com os parentes, amigos, alunos e simpatizantes e deixar minhas impressões sobre temas diversos, bem como receber comentários acerca deles. Por favor, contribuam com críticas, sugestões e opiniões. Um cordial abraço.
sexta-feira, 31 de julho de 2009
fim de ferias
1 de abril... fim das férias nada. Por conta da Gripe H1N1, Gripe A, Gripe Suína ou a popular gripe do porco, a volta às aulas na rede pública municipal e estadual do RJ foi adiada para o dia 10 de agosto... até segunda ordem. Então, galera, aja sofá e pipoca, pipa e o que mais der. Mas tudo isso em ambiente aberto. Em caso de febre acima dos 39 graus, fortes dores no corpo e de cabeça, coriza e secreções, corra para um posto de saúde. Lá, exija um exame detalhado, com radiografia e medicação ou encaminhamento para local especializado. Ao tossir, proteja a boca com um lenço, não aperte a mão das pessoas ou em algo de acesso público, lave bem as mãos com água e sabão e/ou passe álcool sobre elas, não compartilhe talheres, copos ou pratos. Tome bastante líquido e repouse bastante. Boa esticada de recesso.
quinta-feira, 30 de julho de 2009
PISCINÃO DE DEODORO

Outra opção de lazer gratuita é o Parque da Vizinhança, mais conhecido como o Piscinão de Deodoro. No entanto. em nada lembra o Piscinão de Ramos ou São Gonçalo. É uma área com uma piscina gigantesca para adultos e crianças. Não é cobrada taxa alguma, mas nada de farofada nem bebedeira lá dentro. É proibido. Boas águas.
domingo, 26 de julho de 2009
Feira Nacional de Aviação Civil

E já que estamos aqui pertinho do Aeroporto Santos Dumont, por que não conferir.Feira Nacional de Aviação Civil 2009? Ela acontece no III Comar, Aeroporto Santos Dummont. A partir deste dia 25. Só não tem voo de graça, mas dá pra ter o gostinho. E melhor, sem risco de acidente aéreo. RS. Quem se habilita?
Aterro do Flamengo

Para terminar a nossa volta pelo centro do RJ e seus arredores, podemos dar um pulinho até o Aterro do Flamengo. Construído com, principalmente, os destroços do Morro do Castelo, é uma grande área de lazer ao ar livre em cima da Baia de Guanabara, passamdo pelos bairros Centro, onde destaca-se o aeroporto Santo Dumont; Flamengo, onde se localiza o MAM e o monumento aos pracinhas; Glória, onde se destaca a Marina da Glória e Botafogo, com a praia de mesmo nome. O Aterro é palco de grandes concertos, tendo seu ponto alto com a visita do Papa Paulo II em 1980. Lá podemos visitar o MAM - Museu de Arte Moderna e desfrutar de suas exposições permanentes e seu acervo iconográfico (pinturas, desenhos e gravuras), sua bela arquitetura moderna com traços concretistas. O prédio modernista representa um marco na arquitetura brasileira, resultado das linhas retas do arquiteto Affonso Eduardo Reidy e do projeto paisagístico de Roberto Burle Marx. Inaugurado em 1958 e reativado em 1990, o museu sedia grandes exposições nacionais e internacionais. Com um acervo de onze mil obras reúne esculturas e pinturas de artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Portinari, Di Cavalcanti, Lygia Clark, Helio Oiticica e Franz Weissmann. O espaço oferece ainda cinemateca, biblioteca, restaurante, café, livraria e espaço para shows.
sábado, 25 de julho de 2009
Cinelândia

A Cinelândia, que foi o grande palco dos boêmios cariocas, traz um conjunto artístico, cultural e arquitetônico invejável a qualquer cidade europeia. Hoje, já não traz mais o mesmo "glamour", vivenciado até a década de 80, mas ainda guarda boas lembranças dos bons cinemas, hotéis, bares e restaurantes que ali acolheram manifestações artísticas, sociais e políticas. É também o berço dos imortais Theatro Municipal, Biblioteca Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, o monumento ao Mal Floriano Peixoto e de uma estação do metrô do mesmo nome. Lá convivem em harmonia o novo e o velho, a paz desses espaços e seus raros pombos e a agitação da metrópole com seus ônibus, carros, engravatados apressados e camelôs. Mas, com certeza, o primeiro ponto é o que vai pesar e caso o contrário, vale a pena a reflexão sobre a beleza, a arte e a história em meio a selva de pedra. Divita-se.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Passeando pelo centro
Já que estamos nos arredores do centro, podemos aproveitar para dar uma circulada por locais muito interessantes. Seguindo ali pelo lado esquerdo do Campo Santana, pode-se dar uma volta pelo Saara, conjunto de ruas de comércio popular no centro do Rio. Lá, pode-se encontrar de tudo, desde uma caneta até anel de ouro. É um bom lugar para se trazer uma lembrancinha para quem ficou curtindo a cama. Por ali mesmo há o Teatro João Caetano. A praça Tiradentes. E não espere encontrá-lo por lá. Lá, por mais irônico que seja, só há uma estátua do D. Pedro I em seu majestoso cavalo. A estátua do Tiradentes foi parar na frente da Assembleia Legislativa. Mas isso é outra história. Mais a frente há a Catedral Presbiteriana do RJ (http://www.catedralrio.org.br/) . Construída em estilo gótico é um importante e dos poucos exemplos desse estilo na capital fluminense. Depois, na Avenida Chile, há a Catedral Metropolitana do RJ, a Catedral de São Sebastião (http://www.catedral.com.br/) ,um belo exemplo de arquitetura moderna. Passando pelo prédio do BNDES, à direita há a estação do bondinho de Santa Teresa. Por pouco menos de R$ 1. Pegue o bondinho e vá apreciando a vista passando por cima dos Arcos da Lapa e subindo para Santa Teresa. Na subida, pode-se avistar a Ponte Rio-Niterói, boa parte da Baía de Guanabara, as avenidas Brasil e Presidente Vargas. Em Santa Teresa, além dos bares e restaurantes caríssimos, há muitos ateliês de pintura, onde é possível acompanhar uma quadro “saindo do forno”. Mas tem muitas mais coisas lá embaixo.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Quinta parada

Nessa quinta dica de opção de laser e cultura gratuita ou quase isso sugiro o Centro Cultural da Light (http://www.light.com.br/web/institucional/cultura/ccl/teteccl.asp). O espaço é ótima espaço de cultura. O prédio por si só já vale a pena a visita, mas lá também há um espaço com acervo histórico muito bom e onde também são feitas varias esposições artisticas. É só seguir da Central em direção ao centro do Rio pela rua à esquerda paralela à Presidente Vargas, atrás do Quartel General do Exército, Av. Marechal Floriano, 168. Vale a pena conferir.
Quarta parada

CAMPO DE SANTANA (http://www.marcillio.com/rio/encerepu.html)
"A atual Praça da República, foi um depósito de lixo e esgoto colonial, sobre o terreno alagadiço aterrado pelo Conde de Resende, Vice-Rei do Brasil. No início do século XVIII, ainda era um campo de cajueiros e ficava fora da cidade, que terminava na Rua da Vala, hoje Uruguaiana, nesta época chamava-se Campo de São Domingos. Mais tarde passou a chamar-se Campo de Santana, a partir de 1822, por ordem de D. Pedro I, passou a ser o Campo da Aclamação, devido ao fato histórico da Aclamação do Primeiro Imperador do Brasil, ocorrida em 12 de outubro de 1822. Em 1831, possuía três nomes: era para uns o Campo de Honra; para outros o Campo da Regeneração e ainda o Campo da Liberdade; em 1889, com a Proclamação da República passou a finalmente a Praça daa República."
Lá, além das centenas de gatos e capivaras, tem-se pequenas grutas e cavernas, patos, gansos, lagos, pontes, monumentos e esculturas, é uma ótima opção para namorar, conversar, deixar as crianças correrem e fazer um lanche. O local é bastante arborizado e de quebra traz uma grande marca da hisória do Brasil: lá foi proclamada a República. Pode-se esticar o passeio para conhecer o Arquivo Nacional e o o quartel central do Corpo de Bombeiros, a casa do Marechal Deodoro da Fonseca, a Igreja de São Jorge. É uma aula de história e biologia ao ar livre. Divirtam-se.
quarta-feira, 22 de julho de 2009
segunda parada - quinta da boa vista

É mais uma boa opção barata para aproveitar as férias. Constitui atualmente um parque público de grande valor histórico. Nas dependências da Quinta localizam-se ainda o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro e o Museu Nacional do Brasil, instalado no local do antigo Paço de São Cristóvão. O edifício é um magnífico palácio em estilo neoclássico, que foi utilizado no século XIX como residência pela Família Imperial Brasileira (http://pt.wikipedia.org/wiki/Quinta_da_Boa_Vista). Onde se pedem levar as crianças para um pic-nic, jogar bola, brincar de pique e comer um cachorro quente. Se a grana der... o zoológico e o museu são maravilhosos. Mas, caso o contrário, ainda tem duas opções gratuitas: o aquário e o mini zoo aberto. Divirtam-se.
terceira parada - Central do Brasil

É mais um espaço de deslumbramento. Costumo dizer que não se tem ideia do que é o RJ se não tiver essa experiência de desembarcar na Estrada de Ferro D. Pedro II, a Central do Brasil. É verdadeiramente um outro mundo, uma outra realidade, uma experiência indescritível. É tanta gente, tanta diferente gente: engravatado, enchinelado, branco, preto, pobre, classe média, sozinha, junta, velho, criança, cheia de pacote, sem nada... ufa!!! vendedores de tudo, prostituta, mendigo... um verdadeiro retrato da metrópole. E nada como fazer um lanche, diga-se de passagem, em pé. O prédio ainda aloca uma escola profissionalizante, a secretaria de segurança pública do RJ, um posto de balcão de empregos, ao redor, há dois terminais rodoviários com onibus para a zona sul e baixada. Vale a pena pela enorme estrutura de ferro e concreto da arquitetura moderna inglesa. Curta. abraços e até a próxima parada.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
NOS TRILHOS DAS FERIAS
NOS TRILHOS DAS FÉRIAS
Enfim chegaram as férias! E nesse tempinho frio, nada melhor do que uma caminha, um cobertor, uma TV e uma pipoca de micro-ondas. Mas para os mais corajosos, vão aí algumas opções de graça ou quase de graça para curtir as férias. Vamos de trem.
1. A viagem de trem por si já é uma boa opção (fora do horário do "rush"... claro). Se possível pare nas estações de Nilópolis,Marechal Hermes e Engenho de Dentro. Elas são excelentes exemplos de bela arquitetura e história. Aliás, caminhar no bairro de Marechal Hermes (http://pt.wikipedia.org/wiki/Marechal_Hermes)é voltar no tempo. O bairro apresenta uma arquitetura horizontal, destacando-se as fachadas das casas do século passado (décadas de 30 a 50), muros baixos e um ar de interior. Vale a pena conferir o coreto da praça, o Hospital Carlos Chagas, o Teatro Armando Gonzaga, a Escola Técnica Estadual Oscar Tenório e o a sede clube regatas Botafogo. Um abraço e uma boa terça-feira.
Enfim chegaram as férias! E nesse tempinho frio, nada melhor do que uma caminha, um cobertor, uma TV e uma pipoca de micro-ondas. Mas para os mais corajosos, vão aí algumas opções de graça ou quase de graça para curtir as férias. Vamos de trem.
1. A viagem de trem por si já é uma boa opção (fora do horário do "rush"... claro). Se possível pare nas estações de Nilópolis,Marechal Hermes e Engenho de Dentro. Elas são excelentes exemplos de bela arquitetura e história. Aliás, caminhar no bairro de Marechal Hermes (http://pt.wikipedia.org/wiki/Marechal_Hermes)é voltar no tempo. O bairro apresenta uma arquitetura horizontal, destacando-se as fachadas das casas do século passado (décadas de 30 a 50), muros baixos e um ar de interior. Vale a pena conferir o coreto da praça, o Hospital Carlos Chagas, o Teatro Armando Gonzaga, a Escola Técnica Estadual Oscar Tenório e o a sede clube regatas Botafogo. Um abraço e uma boa terça-feira.
Assinar:
Comentários (Atom)